22 de setembro de 2009

Audi e-tron

Reunindo design agressivo e alta performance, modelo elétrico é uma das plataformas de teste da Audi para tecnologias sustentáveis

Um modelo ecologicamente correto é mandatório no estande de qualquer fabricante e, no Salão de Frankfurt, a estrela 'verde' da Audi é o e-tron, modelo elético de alta performance. Ele é equipado com quatro motores, um para cada uma das rodas, buscando replicar a fórmula da tração integral quattro, uma das marcas registradas da Audi. O torque, em condições normais, é distribuído na proporção 30:70, como acontece geralmente nos esportivos de motor central e tração nas quatro rodas. No entanto, o e-tron possui um sistema de distribuição de torque, que altera essa proporção entre os eixos e também entre as quatro rodas, para otimizar a aderência em curvas ou em pisos escorregadios. Combinando a força dos quatro propulsores, e-tron possui potência total de 230 Kw, equivalentes a 313 cavalos de um motor a combustão. Isso representa, em termos práticos, aceleração de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos. Como ocorre com praticamente todos os modelos elétricos recentemente apresentados, ele se vale de baterias de íons de lítio, que são mais compactas e oferecem maior capacidade de armazenamento. No caso do e-tron, a Audi afirma que a autonomia do modelo é de 248 quilômetros. Os engenheiros de Ingolstadt posicionaram as baterias logo atrás do habitáculo, um pouco à frente do eixo traseiro. Isso, além de otimizar a distribuição de espaço interno, proporcionou uma melhor distribuição de peso (que ficou na propoção 42:58 entre o eixo dianteiro e traseiro) e também a redução do centro de gravidade do veículo. A carroceria combina leveza, alta rigidez torcional e conceito aerodinâmico inteligente, que ajuda a reduzir o consumo. O e-tron também traz um sistema de gerenciamento de temperatura interna. Modelos elétricos, geralmente, necessitam de geradores dedicados ao aquecimento interno, já que não produzem calor como os modelos a combustão. O e-tron lança um novo sistema de aquecimento, baseado no sistema encontrado em imóveis, que necessita de pouca energia para o seu funcionamento. O design do modelo é agressivo e tem um quê futurista, como convém a um veículo com a sua proposta. Destaque, na dianteira, para o formato em "C" dos faróis, que são formados por LED e que podem mudar a forma da emissão de luz de acordo com a velocidade, para uma melhor iluminação e também para otimizar a visualização do veículo. A Audi informa que o modelo, por enquanto, não tem a pretensão de chegar às linhas de produção. O modelo é tratado apenas como sendo uma plataforma de teste, que foi produzido a partir de algumas importantes diretrizes, que determinam o foco das pesquisas da marca: - redução da resistência à rodagem; - redução de peso; - integração segura do sistema de propulsão elétrico e a bateria; - tecnologia de última geração em relação às baterias, que oferecem uma autonomia viável.

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