27 de setembro de 2009

Voltada para híbridos, Toyota mostra o novo Prado

Utilitário é a única novidade da marca que terá algum efeito mais imediato no Brasil
O Toyota Land Cruiser Prado vende pouco, no Brasil. Mesmo assim, foi a única novidade apresentada em Frankfurt que terá algum efeito no mercado brasileiro. Todos os esforços da marca estão voltados à tecnologia híbrida, ou seja, não serão oferecidos nos “mercados imaturos”, como o Brasil.Entre os novos híbridos da marca, que já faz um tremendo sucesso na Europa com o Prius (modelo que seria muito interessante para o Brasil, onde os modelos a diesel ainda são proibidos), existe a promessa de uma versão do Auris equipada com essa tecnologia. E nada mais.No que se refere ao novo Prado, o utilitário está visualmente mais interessante. Em termos técnicos, então, ele ficou muito melhor.O motor a diesel de 3 litros não gera mais 131 cv a 3.600 rpm mas sim 171 cv a 3.400 rpm, com torque de 410 Nm de 1.600 rpm a 2.800 rpm. Com tração nas quatro rodas e reduzida, ele é um utilitário no real sentido do termo.Curiosamente, em termos de tamanho o Land Cruiser Prado ficou menor. Passou de 4,85 m para 4,76 m em comprimento e de 1,91 m para 1,85 em altura, ainda que o entreeixos, que é a parte que realmente interessa para os ocupantes, tenha se mantido em bons 2,79 m. Agora, para os interessados no modelo, vale aquele pedido de desconto antes de assinar o cheque ou a paciência para esperar o modelo novo. O que está à venda, como se pode notar, já ficou velho.

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