3 de novembro de 2009

BMW testa M5 CSL em Nürburgring

Curiosamente, esportivo com motor 5.5 V10 não entrará em produção A BMW está comemorando – em alto estilo – o aniversário de 25 anos de lançamento do primeiro M5.Segundo o site britânico Autocar, a marca alemã iniciou os testes de um M5 CSL em Nürburgring, Alemanha. Cada volta no circuito estaria sendo completada em torno de 7 minutos e 50 segundos, tempo cerca de 20 segundos mais rápido que o do M5 “comum”. Para que tal façanha fosse atingida, a divisão esportiva da BMW realizou extensas alterações no motor 5.0 V10 do sedã. O curso dos pistões foi alongado, aumentando o deslocamento para 5.5 litros. Os coletores de admissão de alumínio foram produzidos em fibra de carbono, material que os deixa mais leves e com menor resistência à passagem de ar. As caixas de filtro de ar foram aumentadas, permitindo aumento do fluxo para o interior do propulsor e um novo radiador de óleo foi adicionado para manter a temperatura e as características do lubrificante.
Embora a empresa alemã não divulgue dados técnicos oficiais do modelo, Albert Biermann, chefe da divisão esportiva M da BMW, segundo o Autocar, informou que a potência gira em torno de 580 cavalos e o torque chega a 55 kgfm. Animado com a entrevista, Biermann também teria comentado sobre o comportamento do modelo: “Tem mais potência em altas velocidades. Estou atingindo mais de 290 km/h no final do ponto mais rápido da pista”. Além da pura potência Para melhorar o comportamento do M5, a empresa retirou seus assentos traseiros, acrescentou teto de fibra de carbono, e, entre outras alterações, conseguiu aliviar 50 kg do esportivo, que agora pesa 1 830 kg. Ainda de acordo com o Autocar, o chefe da divisão M também comentou sobre os amortecedores: “Nós alteramos o mapa de absorção de impactos dos amortecedores, mas a geometria é a mesma”.





A caixa de marchas é uma versão reforçada da transmissão de 7 velocidades e dupla embreagem presente no atual M3 4.0 V8. Especulasse que tais alterações permitiriam que o modelo acelerasse aos 100 km/h abaixo dos 4s1.

Se você já estava preparando o seu talão de cheques para comprar o sedã, há uma má notícia. “Neste exato momento estamos trabalhando no desenvolvimento da nova geração da M5. Este carro foi divertido de ser desenvolvido, mas não há planos para produção”, teria encerrado Biermann.


Nenhum comentário:

Postar um comentário