Utilitário esportivo da marca japonesa ganha tecnologia embarcada
A Toyota divulgou a quarta geração do Land Cruiser, utilitário que, no Brasil, foi comercializado na década de 1950 como Bandeirante. Desde seu lançamento, mais de cinco milhões de unidades do modelo, que teve desenvolvimento inicial para uso militar, foram comercializadas em 176 países.
Segundo o chefe de engenharia da empresa, Makoto Arimoto, “é difícil atingir um bom balanço ao desenvolver um veículo com aptidões off-road e bom comportamento na estrada. Nós, no entanto, focamos 100% em cada uma dessas duas áreas e tivemos resultado surpreendente em refinar e acomodar esses dois diferentes e conflitantes mundos em um só veículo”. O modelo está 85 mm mais longo na versão 2 portas, e o novo desenho diminuiu seu coeficiente aerodinâmico de 0,37 cx para 0,35 cx, o que ajudou a reduzir o consumo de combustível por conta da menor resistência à passagem do ar.

Duas motorizações para o SUV estão disponíveis: a primeira é uma 3.0 diesel, que gera 170 e 41,8 kgfm de torque. Nesta opção o modelo 4 portas emite 214 g/km de CO2 e faz média de 12,3 km/l em ciclo combinado. A segunda opção é a 4.0 V6, que gera 280 cavalos de potência e 39,2 kgfm de torque. Nesta versão o consumo de combustível foi reduzido em 13% em relação ao modelo anterior, atingindo a média de 9,2 km/l em ciclo misto, enquanto a emissão de CO2 caiu de 291 g/km para 256 g/km.
O desenho da carroceria foi repensado para que as portas possam ser abertas em um ângulo maior, facilitando o embarque e o desembarque dos ocupantes. Na versão 5 portas, o Land Cruiser conta com assentos traseiros que podem ser rebatidos e abrem espaço para uma área plana para bagagens.
Além das novas formas, a quarta geração do SUV da Toyota traz 7 airbags e tecnologias como o ACC, um piloto automático que possui a opção de manter a velocidade constante ou de variar a mesma de acordo com o trânsito ao redor. O sistema PCS (Pre-crash Safety System), também presente de série no SUV, avalia por meio de sensores a aproximação de objetos e dispara alarmes sonoros para que o motorista possa frear o veículo em caso de colisão iminente. Caso isso não ocorra, o modelo terá os freios acionados automaticamente pelo computador.
Faróis adaptativos (AFS) também estão presentes na nova versão do Land Cruiser, assim como o sistema de freios ABS chamado Multi-terrain, o qual permite que as rodas travem momentaneamente quando o piso é de neve ou areia, de modo que o pneu possa cavar uma trilha e ter mais atrito para diminuir a velocidade do SUV. EBD, A-TRC (sistema de estabilidade e tração) e sistema Down Hill Control (que mantém a velocidade do modelo em descidas de baixa aderência) também estão presentes. Ar-condicionado digital, direção hidráulica, bancos de couro, sensores de estacionamento e som com MP3, Bluetooth e capacidade para 6 CDs completam a lista de itens de série do Land Cruiser. Clique no ícone "Fotos" e confira mais imagens do modelo.
A Toyota divulgou a quarta geração do Land Cruiser, utilitário que, no Brasil, foi comercializado na década de 1950 como Bandeirante. Desde seu lançamento, mais de cinco milhões de unidades do modelo, que teve desenvolvimento inicial para uso militar, foram comercializadas em 176 países.
Segundo o chefe de engenharia da empresa, Makoto Arimoto, “é difícil atingir um bom balanço ao desenvolver um veículo com aptidões off-road e bom comportamento na estrada. Nós, no entanto, focamos 100% em cada uma dessas duas áreas e tivemos resultado surpreendente em refinar e acomodar esses dois diferentes e conflitantes mundos em um só veículo”. O modelo está 85 mm mais longo na versão 2 portas, e o novo desenho diminuiu seu coeficiente aerodinâmico de 0,37 cx para 0,35 cx, o que ajudou a reduzir o consumo de combustível por conta da menor resistência à passagem do ar.
Duas motorizações para o SUV estão disponíveis: a primeira é uma 3.0 diesel, que gera 170 e 41,8 kgfm de torque. Nesta opção o modelo 4 portas emite 214 g/km de CO2 e faz média de 12,3 km/l em ciclo combinado. A segunda opção é a 4.0 V6, que gera 280 cavalos de potência e 39,2 kgfm de torque. Nesta versão o consumo de combustível foi reduzido em 13% em relação ao modelo anterior, atingindo a média de 9,2 km/l em ciclo misto, enquanto a emissão de CO2 caiu de 291 g/km para 256 g/km.
O desenho da carroceria foi repensado para que as portas possam ser abertas em um ângulo maior, facilitando o embarque e o desembarque dos ocupantes. Na versão 5 portas, o Land Cruiser conta com assentos traseiros que podem ser rebatidos e abrem espaço para uma área plana para bagagens.
Além das novas formas, a quarta geração do SUV da Toyota traz 7 airbags e tecnologias como o ACC, um piloto automático que possui a opção de manter a velocidade constante ou de variar a mesma de acordo com o trânsito ao redor. O sistema PCS (Pre-crash Safety System), também presente de série no SUV, avalia por meio de sensores a aproximação de objetos e dispara alarmes sonoros para que o motorista possa frear o veículo em caso de colisão iminente. Caso isso não ocorra, o modelo terá os freios acionados automaticamente pelo computador.
Faróis adaptativos (AFS) também estão presentes na nova versão do Land Cruiser, assim como o sistema de freios ABS chamado Multi-terrain, o qual permite que as rodas travem momentaneamente quando o piso é de neve ou areia, de modo que o pneu possa cavar uma trilha e ter mais atrito para diminuir a velocidade do SUV. EBD, A-TRC (sistema de estabilidade e tração) e sistema Down Hill Control (que mantém a velocidade do modelo em descidas de baixa aderência) também estão presentes. Ar-condicionado digital, direção hidráulica, bancos de couro, sensores de estacionamento e som com MP3, Bluetooth e capacidade para 6 CDs completam a lista de itens de série do Land Cruiser. Clique no ícone "Fotos" e confira mais imagens do modelo.
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