26 de junho de 2010

Audi mostra TTS que anda sozinho


A Audi apresentou nesta sexta-feira, 25 de junho, uma versão mais do que especial do TTS, o cupê esportivo da marca alemã.

O Autonomous Audi TTS Pikes Peak é um protótipo projetado para se locomover sem a presença do motorista. O veículo foi desenvolvido em parceria com profissionais do Laboratório de Design da Universidade de Stanford, do Laboratório de Pesquisa de Eletrônicos (ERL) do Grupo Volkswagen e da fabricante de programas e aplicativos para computador Oracle Corp.


Segundo a Audi, o carro é baseado na versão de rua do TTS e recursos como a transmissão automática sequencial DSG (com dupla embreagem) ajudaram na adaptação das tecnologias que fazem o veículo andar sozinho.
Tudo funciona por meio de dois computadores instalados no porta-malas que funcionam com o auxílio de algoritmos, que informam as máquinas sobre os comandos a serem realizados para controlar a velocidade do carro nas curvas e garantir a estabilidade em pisos de aderências diferentes. O sistema de navegação por satélite (GPS) também serve como um co-piloto do TTS e permite que o carro ande a poucos centímetros do meio fio em uma estrada convencional.
O visual do Autonomous TTS, por sua vez, foi inspirado nos carros de rali que conquistaram várias vitórias para a Audi no passado, especialmente na década de 80. Os protótipos que disputam a DTM, tradicional categoria do automobilismo alemão, também foram utilizados como referência pelos designers da marca.

Apesar do nome que remete a uma das provas mais tradicionais de “subida da montanha”, o veículo não vai participar da etapa deste ano. No entanto, a Audi deve testá-lo no mesmo percurso nos próximos meses para realizar alguns ajustes e, então, levar o TTS para disputar o Pikes Peak.

Nenhum comentário:

Postar um comentário