13 de setembro de 2010

Alfa Romeo chega ao Brasil em 2012, anuncia chefe do Grupo Fiat

Presidente do Grupo Fiat diz que híbridos da Chrysler chegarão em breve.
Grupo quer se tornar o 5º maior produtor de veículos do mundo até 2014.




O presidente mundial do Grupo Fiat, Sergio Marchionne, afirmou que a marca de luxo Alfa Romeo chega ao mercado brasileiro em 2012, quando ela voltará ao mercado dos Estados Unidos. O executivo, no entanto, não falou sobre modelos.

Por outro lado, Marchionne anunciou que a Chrysler vai comercializar veículos híbridos (com dois motores, um elétrico e outro a combustão) no país em breve. “A partir do Brasil, vamos comercializar carros híbridos na América Latina”, acrescentou. Segundo o CEO, a Fiat terá acesso a híbridos totalmente desenvolvidos e tecnologias elétricas da Chrysler.

Marchionne esteve no congresso da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), em São Paulo. Também participaram do evento o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, o prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab, o presidente da Fiat do Brasil e da Associação Nacional das Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Cledorvino Belini, e o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall.
Alvo é o quinto lugar no ranking mundial
Os investimentos no Brasil e em outros fortes mercados como o dos Estados Unidos fazem parte do plano de expansão do Grupo Fiat, que visa chegar ao quinto lugar no ranking global de produção até 2014, com 6 milhões de unidades produzidas. “Nossa meta é superar em longo prazo o Grupo Volkswagen”, destaca Marchionne, sobre as perspectivas de passar a empresa que poderá se tornar a maior do setor em breve. Por enquanto, a líder mundial é a Toyota.

Tal objetivo não seria possível alcançar sem a aliança com a norte-americana Chrysler. “A presença e a experiência da Fiat no segmento de carros menores e da Chrysler nos segmentos de carros médios e grandes permitirá que os grupos combinados ofereçam uma gama completa de produtos para competir em todos os segmentos do mercado”, disse Marchionne em discurso.

O presidente mundial do Grupo Fiat não deu detalhes sobre a estratégia de construir uma fábrica da Chrysler na América Latina. Em março, ele havia abordado o assunto durante a inauguração da Case New Holland, produtora de máquinas de agrícolas e de construção que faz parte do grupo, em Sorocaba (SP). Na ocasião, ele disse que a nova unidade da marca norte-americana produziria picapes.

Mercado brasileiro
Marchionne afirmou que passou o dia todo em reunião com líderes de todos os negócios do grupo no país para discutir estratégias para o futuro. Ele não revelou qual será o novo volume de investimentos para os próximos anos – já que o último ciclo, de R$ 6 bilhões, termina este ano —, mas destacou que a meta é aumentar as vendas no mercado brasileiro para 1 milhão de veículos por ano até 2014.

“Continuaremos a investir na expansão da gama de produtos e, nos próximos anos, isso irá alavancar os resultados de nossa colaboração com a Chrysler”, destacou. “O Brasil terá uma das contribuições mais importantes para o nosso plano de expansão.”

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