
Ter um carro potente e ao mesmo tempo ecológico é o sonho para qualquer apaixonado por velocidade e pelo planeta.
Usar etanol no tanque de superesportivos é a solução mais viável, já que o combustível é mais limpo e tem maior octanagem que a gasolina. No entanto, a dificuldade está em exatamente fazer um motor potente que possa ser abastecido somente com etanol.
Na 26ª edição do Salão do Automóvel, dois modelos esportivos podem ser abastecidos com etanol: o Koenigsegg CCXR E100 e o Bentley Continental Supersports.
O CCXR E100 é uma edição da marca sueca feita exclusivamente para a importadora brasileira Platinuss. A versão E100 do CCXR vem de etanol 100%, ou seja, o motor do veículo foi alterado para rodar somente com álcool no tanque. A versão original CCXR E85 da Europa, pode ter 85% de etanol e 15% de gasolina no tanque.
O motor do CCXR E100 é um V8 de 4,8-litros que gera 1.110 cv de potência quando abastecido com etanol. Segundo a Koenigsegg, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos, atinge velocidade máxima de 415 km/h e está à venda no país por R$ 6 milhões.

Já o Bentley Continental Supersports é o carro mais rápido já produzido pela marca e tem a tecnologia bicombustível E85. Assim, o modelo pode rodar com gasolina comum ou com uma mistura dos dois combustíveis, desde que tenha pelo menos 15% de gasolina no tanque.
O Supersports tem motor 6.0 de 12 cilindros em W, com dois turbocompressores, que entrega 621 cv de potência e 81,6 mkgf de torque entre 2500 e 4500 rpm. De acordo com a Bentley, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e alcança 329 km/h. O Continental Supersports pode ser adquirido por R$ 1,35 milhão.
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