4 de outubro de 2010

Fiat pode vender ações da Ferrari para comprar Chrysler

Italianos querem 51% das ações norte-americanas


A Fiat estaria cogitando vender parte de suas ações da Ferrari para arrecadar dinheiro para comprar uma parte maior da Chrysler. A informação foi publicada pelo diário Il Corriere della Sera no último domingo, 26 de setembro.

Atualmente, a Fiat detém 20% das ações da Chrysler, mas deseja aumentar esta fatia para 35% após a implantação do plano de reestruturação da marca norte-americana. Uma cláusula no contrato firmado entre as duas empresas prevê que a participação da Fiat pode chegar a 51%, o que poderia acontecer em 2011 ou 2012.

De acordo com o jornal, fontes ligadas à Fiat afirmaram que a prioridade dentro da empresa é arrecadar recursos financeiros suficientes para financiar a aquisição da maioria da Chrysler. A venda de parte das ações da Ferrari seria uma das alternativas.

Apesar da possível transação, a Fiat ficaria com 51% da Ferrari. A marca tem um valor estimado de 3,1 bilhões de dólares. Hoje, a marca de Turim detém 85% da Ferrari. Outra solução para arrecadar dinheiro seria explorar uma joint-venture com um parceiro da Ásia, que adquiriu os direitos para vender os carros da Alfa Romeo no continente.

A Fiat foi procurada pela reportagem da Reuters, mas nenhum porta-voz da marca foi localizado para se pronunciar sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário