
A Chrysler e a Fiat estariam estudando a possibilidade de desenvolver utilitários esportivos de Maserati e Alfa Romeo. Segundo o CEO da Chrysler e do Grupo Fiat, Sergio Marchionne, os modelos usariam a mesma plataforma do novo Jeep Grand Cherokee, apresentado na última edição do Salão do Automóvel, em São Paulo (SP).
Marchionne afirmou que o Grnad Cherokee “´possui uma plataforma extremamente versátil” e que o carro “conta com um nível de solidez e resistência superiores até aos índices esperados pela própria empresa”.
A plataforma, que é fruto da finada parceria da Chrysler com a Mercedes-Benz, pode até suportar motores mais potentes que os usados atualmente pela Jeep, segundo o próprio Marchionne. Os novos modelos poderiam estrear dentro de 12 a 18 meses e seriam construídos na planta da Chrysler em Detroit.
Um eventual SUV da Maserati poderia ser equipado com um motor construído pela Ferrari. Atualmente, a marca de Maranello fabrica motores 4.2 e 4.7 V8, que são aproveitados em vários modelos da Maserati.
Além do Grand Cherokee, outros modelos do Grupo Chrysler também podem ter suas plataformas aproveitadas pela Fiat. A marca italiana, porém, não divulgou detalhes sobre os carros que poderiam ser escolhidos. Maserati e Alfa Romeo nunca produziram um SUV.
Em abril deste ano, a Fiat revelou seu plano de negócios para o futuro, que inclui dois novos modelos Alfa Romeo – um utilitário esportivo compacto e outro de porte médio – com tração integral. Ambos os carros serão fabricados pela Chrysler nos EUA e vendidos no mundo inteiro com o logotipo da Alfa.
Já o plano estratégico da Maserati, que também foi revelado em abril, não incluía o lançamento de um SUV. Um porta-voz da empresa, porém, confirmou que o projeto está em andamento e pode ser lançado dentro de 12 a 18 meses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário