27 de outubro de 2009

Mazda não tem motor pronto para o RX-7

Propulsor rotativo ainda precisa evoluir, diz engenheiro da empresa O chefe de pesquisa e desenvolvimento de motores da Mazda, Seita Kanai, informou que o motor Wankel (rotativo) a ser utilizado em uma possível nova geração do RX-7 ou do novo RX-8 precisa de mais desenvolvimento para entrar em produção.

Chamada de 16X, a nova geração do propulsor é maior que a atual. O deslocamento gerado pelos dois rotores subiu de 1.3 litro para 1.6 litro, mas, segundo o engenheiro, a Mazda vem sofrendo com dificuldades para atingir um bom balanço entre desempenho e economia de combustível. “O 16X é um motor ainda em estágio conceitual e precisa de mais evolução”, informou Kanai. Também foi revelado que o propulsor está sendo testado com injeção direta de combustível, mas que os resultados não são satisfatórios, uma vez que o sistema altera os parâmetros de combustão do motor.

O propulsor rotativo é conhecido por ter a capacidade de gerar muita potência com pequeno deslocamento. No caso do RX-8, atualmente comercializado no exterior, o propulsor Wankel 1.3 aspirado gera 232 cavalos de potência a 8 500 rpm, o que significa uma elevada potência específica de 178 cv/l. Tal sistema, no entanto, sofre por ter torque baixo se comparado à cavalaria e presente apenas em altas rotações (22 kgfm a 5 500 rpm), dificultando uma condução calma, além de não ser tão durável quanto os motores convencionais e emitir altos índices de poluentes.


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