

Há poucos anos não se pensava (ou se falava muito pouco) sobre a produção de esportivos híbridos ou até mesmo elétricos. Tal visão, no entanto, vem sendo visivelmente alterada, e isso pode ser visto com o lançamento de veículos como o Tesla ou com a utilização de regeneradores de energia na Fórmula 1. Nesta segunda-feira (19), rumores de que a Mitsubishi seguirá tal linha de pensamento começaram a circular, informando que o Lancer EVO XI – a ser lançado em 2013 – será híbrido.
A justificativa dos rumores pode ser encontrada no Mitsubishi Concept PX MiEV, que será exibido no Salão de Tóquio a partir de 21 de outubro. O protótipo conta com um motor a combustão dianteiro e faz uso do sistema de tração chamado de Super All Wheel Control (S-AWC), mesma configuração utilizada atualmente no EVO X. A diferença do carro conceitual, que servirá como base para o desenvolvimento da próxima geração do esportivo, se encontra nos dois motores elétricos – um para o eixo dianteiro e outro para o traseiro – trabalhando em conjunto com o motor a combustão. Este só será utilizado como gerador ou para mandar potência para as rodas dianteiras.
A configuração do sistema no PX MiEV visa o melhor aproveitamento de combustível (segundo a Mitsubishi, o modelo percorre até 62,6 km/l) e possuirá acerto voltado para esportividade com maior economia e menor nível de emissão de poluentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário