28 de novembro de 2009

Audi celebra 20 anos de motores TDI

Marca foi pioneira no uso de controle eletrônico em propulsores diesel Paralelo a comemoração de seus 100 anos de atividades, a Audi também celebra em 2010 os 20 anos de pesquisa e desenvolvimentos de motores com tecnologia TDI (Turbo Direct Injection). Pioneira no uso de sistemas diferenciados em blocos movidos a diesel, a fabricante já produziu mais de cinco milhões de propulsores com os recursos extras para melhora no desempenho e eficiência no consumo.
A história da Audi com motores diesel começou em 1978, porém, somente 11 anos depois a fabricante se tornou referência no assunto ao aplicar nos blocos injeção direta de combustível pressurizada (common rail), quatro válvulas por cilindro e turbocompressores convencionais e de geometria variável. A fabricante também foi a primeira na utilização de sistema de gerenciamento eletrônico, responsável pelo controle de variadas funções do motor, mantendo o funcionamento correto e regulado do bloco.
O primeiro TDI da marca foi um 2.5 com 5 cilindros que equipou, em 1989, os Audi 80 e 100, inaugurando em seus carros o sistema common rail. Para promover a eficiência do motor, pilotos da Audi percorreram com um sedã 80 1 800 km com apenas um tanque, marcando a média de 27,7 km/l. Em 1991, a aposta foi a diminuição da cilindrada sem a perda de desempenho graças à união de um turbocompressor com o bloco 1.9, mais uma vez instalado na série 80. Já em 1995, o mesmo motor ganhou turbo de geometria variável e estreou no A4.
No final dos anos 90, a fabricante aplicou as novas tecnologias em motores V6 e V8, que equiparam versões diesel dos sedãs A4, A6 e o luxuoso A8, tornando os primeiros do gênero a equipar veículos de passeio. Uma nova geração de motores TDI foi lançada pela Audi em 2004. A série nasceu e evoluiu a partir de pesquisas com os modelos de competição de longa duração R8, R10 e, mais recentemente, R15. O principal bloco da investida é o motor 6.0 V12 biturbo. Considerado o motor diesel mais potente do mundo produzido em série, ele gera 500 cv e 100 kgfm de torque e equipa uma versão do utilitário Q7.
A marca pretende reduzir em 20% as emissões de poluentes de seus motores TDI até 2012 apostando em avançados filtros de partículas de alta capacidade e formas de aproveitar melhor a energia do diesel. Meios como a redução do atrito interno do motor e a reutilização mais inteligente dos gases de escape pelos turbocompressores estão entre as alternativas. Para celebrar a ocasião, a Audi lançou um hotsite sobre sua história no ramo dos motores alimentados pelos combustível alternativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário