
Diminuir o tamanho dos motores e sua quantidade de cilindros é uma das soluções atuais mais adequadas para a redução das emissões de gases poluentes. É o caso do Fiat 500, que a partir de setembro deste ano começa a ser vendido na Europa com a opção do motor bicilindrico TwinAir. Segundo a Fiat, o bloco desenvolvido pela FPT Powertrain Technologies para o compacto desenvolve 85 cv com uma diminuição de 30% no consumo em relação a propulsores com potência semelhante.
O novo motor que será oferecido ao Cinquecento no segundo semestre é o primeiro de uma família, que terá desde versões com 65 cv a variantes auxiliadas por turbocompressores capazes de gerar até 105 cv. Para otimizar o rendimento desses motores, a FPT incorporou ao TwinAir a tecnologia MultiAir, que substitui válvulas mecânicas por sistemas hidráulicos, aliviando o esforço do motor, permitindo maior eficiência tanto na performance como no consumo de gasolina. A novidade será disponibilizada para as versões cupê e cabrio do 500.
Para diminuir ainda mais o consumo, as versões TwinAir do 500 moderno virão também com sistema Stop/Start, que desliga o motor quando o veículo encontra-se parado, como em semáforos e congestionamentos, e volta ligá-lo automaticamente no momento em que o acelerador volta a ser acionado. Outro recurso é o software “eco:Drive”, um serviço gratuito oferecido pela Fiat que permite ao motorista analisar seu comportamento via internet, de modo a melhorar seu estilo de condução.
A Fiat, porém, ainda não divulga dados de desempenho e consumo de combustível do Cinquecento equipado com o motor bicilindrico
Nenhum comentário:
Postar um comentário