
O smart ForTwo está ficando mais velho. O microcarro da Mercedes-Benz está fazendo 1 ano de mercado brasileiro e comemora a data – e duas mil unidades vendidas – com uma versão mais madura. Menos potência e mais economia é a proposta do mhd Brazilian Edition, limitado a 300 unidades e decorado com motivos nacionalistas.
Três mudanças fundamentais diferenciam o mhd (micro hybrid drive, apesar do carro não ser híbrido) da versão 62 Passion. A primeira diz respeito ao motor. A novidade vem com sistema star&stop, inaugurada simultaneamente pelo irmão de luxo S 400. O “anda e para” entra em ação quando o motorista aciona o pedal de freio. O motor desliga sozinho quando a velocidade cai para 8 km/h e é ligado imediatamente assim que o pé solta o freio e pisa no acelerador. O três-cilindros de 1,0-litro do mhd é aspirado e tem 71 cv contra o original turbinado de 84 cv de potência.
A segunda mudança da versão diz respeito à economia. Segundo dados da fabricante, a edição brasileira faz 19,75 km/l, um consumo de 8% menor no ciclo combinado e 19% a menos no tráfego urbano em relação ao 62 Passion. O desconforto fica por conta do ar-condicionado, que, para poupar a bateria, não refrigera com o carro desligado. Cabe ao motorista optar pela economia ou pelo frescor, desativando o star&stop nos congestionamentos.
Das três novidades, o preço do mhd é a que mais agradará ao consumidor. Ele custa R$ 49,9 mil, R$ 11,3 mil a menos que 62 Passion (R$ 61,2 mil). Entretanto, além de potência, o preço mais acessível arrancou também alguns equipamentos da edição brasileira, como airbags laterais e borboletas para troca de marcha atrás do volante.
A fabricante informou que estuda colocar o sistema star&stop em todas as versões do Smart. Para quem esperava um preço ainda menor pelo tamanho do carro, um dos responsáveis pelo marketing da Mercedes-Benz, Roberto Gasparetti, lembra: “é pequeno, mas ainda é um Mercedes-Benz e traz toda a tecnologia da marca”.
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