
A FPT Powertrain Technologies, empresa do Grupo Fiat, tem planos ambiciosos em terras brasileiras. “Estudamos produzir em Campo Largo (PR) o motor bicilindrico Twin-Air e um câmbio de dupla embreagem”, revelou Alfredo Altavilla, CEO internacional da fornecedora de motores e transmissões, nesta semana durante a coletiva de imprensa de lançamento do Fiat Punto com os novos propulsores E.torQ 1.6 e 1.8, também fornecidos pela FPT.
O Twin-Air foi apresentado pela empresa em março deste ano, no Salão de Genebra, na Suíça. Trata-se de um pequeno propulsor 0.9 litro, que pode ser aspirado ou auxiliado por um turbocompressor. O bloco também conta com a tecnologia MultiAir, sistema que possui comando de válvulas controlado hidraulicamente, diminuindo o consumo de combustível. Previsto para estrear no Fiat 500 na Europa até o fim deste ano, o motor tem versões com potência variando entre 65 cv e 105 cv e médias de consumo próximas ou superiores a 20 km/l.
Já o câmbio de dupla embreagem ao qual Altavilla se referiu é o DDCT (Dual DryClutch Transmission – Transmissão de Dupla Embreagem Seca), que já é utilizado no Alfa Romeo MiTo. A subsidiária brasileira da FPT, contudo, não estipula uma possível data para o início da fabricação local dos produtos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário