

O grupo Chrysler divulgou que utilizará o novo motor 3.6 V6 Pentastar em 13 veículos das marcas Dodge, Jeep e Chrysler. Até o momento, apenas o Jeep Grand Cherokee utiliza o bloco, embora o propulsor já tenha sido confirmado para o Chrysler Town & Country, 300 e 200, além do Dodge Charger, Avenger, Durango, Journey e Challenger.
A decisão de padronizar o uso do propulsor Pentastar, cujo rendimento varia entre 283 cavalos e 305 cv de potência, dependendo do veículo que equipar, tem dois principais motivos. O primeiro é reduzir os gastos da empresa com a produção de blocos distintos, uma vez que o novo componente, sozinho, eliminará a utilização de sete motores utilizados atualmente, cuja cilindrada varia entre 2.7 l a 4.0 l. A padronização na produção diminui o custo final.
O segundo motivador da extensa utilização do moderno propulsor está na redução de consumo de combustível e emissão de poluentes dos veículos do grupo. Conforme revelamos anteriormente, a Chrysler assumiu o compromisso de atingir o consumo médio de 15,8 km/l até 2014.
“O motor Pentastar está apto a cumprir os requerimentos para ser aplicado em toda a linha de veículos em termos de potência e eficiência de combustível, inclusive veículos de passeio, minivans e utilitários esportivos”, afirmou Bob Lee, vice-presidente de engenharia de motor da Chrysler. “E já estamos nos preparando para adaptar futuras tecnologias ao Pentastar V6 para melhor consumo de combustível e performance”, anunciou Lee.
Conforme revelamos anteriormente, o desenvolvimento do novo componente consumiu US$ 730 milhões de dólares, enquanto sua fábrica demandou mais US$ 364 milhões de investimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário